Pular para o conteúdo principal

Sobre Luiz Razia: Pior que ser "pagante" é não pagar.


Numa rápida zapeada encontro a noticia de que Eike Batista caiu 93 posições no ranking dos bilionários, e a piada estava pronta. Seria o culpado de tamanha queda o nosso querido Bruno Senna? É claro que é uma brincadeira e de gosto duvidoso, porem toda brincadeira tem um fundo de verdade, então me fiz outra pergunta. Qual foi o retorno de Eike, através da OGX, como investidor da passagem relâmpago de Senna na Williams? Eu diria que nenhum. Então entremos no tema.
Já faz muito tempo que não vemos ninguém que chegue a Formula 1 sendo contratado e com salário para isto, ao contrario, o natural é vermos pilotos como Sergio Perez e Pastor Maldonado, só para citar dois latinos, chegar com uma mala cheia de dólares e ainda assim, ter de mostrar resultado para permanecer na categoria por mais de um ano. No caso de ambos, estes se mostraram medianos e ainda assim conseguiram vitorias e contratos melhores. No caso de Senna, não foi o dinheiro, mas a falta de consistência que o tirou da Williams, nem o peso do sobrenome que carrega foi o suficiente para a equipe que não chegou a criar uma identidade com o sobrenome Senna, como ocorreria na McLaren por exemplo.
O fato é que, para nós, os mais antigos do automobilismo, o termo “piloto pagante” é quase um xingamento, e o que dizer então de Piloto pagante que não paga? Este é o caso de Luiz Razia, e que julgo eu, encerra a carreira dele na Formula 1. Ter de pagar pra andar numa carroça como a Marussia já é chato, não depositar o dinheiro então é o fim, principalmente para um piloto que onde andou se mostrou rápido. Para o patrocinador, acho que foi o melhor negocio de sua historia não ter depositado, o primeiro calote para o qual tiro o chapéu, e se hoje Luiz Razia se sente meio aborrecido, em breve percebera que foi o melhor até mesmo para ele. 
Éramos conhecidos como o país dos Campeões, passamos a ser conhecidos como o país dos que pagam para correr, e a partir de agora seremos conhecidos como o país dos pagantes que não pagam. Estamos bem lá fora hem?  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no aut...

Piloto é Atleta?

Como sempre, um assunto é noticiado, o sensacionalismo é feito, a pseudo “imprensa” acompanha, porem pra cada fato novo, cada morte nas pistas, cada burrada da Confederação, é bem comum os “jornalistas” apontarem um fato, focarem no acontecido e bater na mesma tecla até aparecer outro fato. O difícil é ver alguém disposto a discutir fatos, dar soluções levantar questões. O assunto da ultima semana foi um novo caso de doping no Automobilismo, mais não parece estranho o próprio termo “doping no automobilismo”? Pouca gente sabe, e os sensacionalistas se “esquecem” de explicar que as leis anti-doping mundiais, as quais a FIA e CBA obedecem, foram criadas para impedir que “atletas”, pudessem levar vantagem em competições sobre outros “atletas”, através do uso de substancias que de alguma forma, aumentem a resistência ou potencia física. Atleta: 1 Pessoa dedicada a pratica de exercícios físicos; ginasta. 2 pessoa que pratica esportes, jogador; esportista. 3 pessoa robusta. (Dicionário Luf...

Formula 1: Quanto cada piloto recebeu por ponto conquistado em 2017

Prestes a iniciar a temporada 2018, com todos os assentos já ocupados, contratos milionários já assinados, é hora de vermos se em 2017 valeram a pena estas contratações. O melhor retorno que um piloto pode dar aos salários que recebem, com exceção do título, que fica apenas com um deles, são os pontos conquistados, para algumas equipes um único ponto pode significar milhões de euros. Sendo assim, vamos analisar de forma simples, que custou caro, e quem foi uma verdadeira pechincha para suas Equipes. Começando pelo piloto mais “caro” do ano e talvez da história da Formula 1, pelo menos nos anos recentes, é ele, Fernando Alonso, sim, um dos melhores pilotos em atividade porem numa infeliz McLaren equipada com motor Honda. Alonso recebeu em 2017 nada menos que €1.100.000,00 (Euros) por cada ponto conquistado no campeonato, uma vez que marcou apenas  17 pontos e recebeu um salário anual de €18.700.000,00. Com um salário exatamente igual ao do Espanhol, o Inglês Lewis H...