Pular para o conteúdo principal

Brasileiro de Marcas: O futuro, literalmente.


Quem me lê há algum tempo já conhece minha tese, pra quem é novo por aqui eu explico, há dois anos quando foi anunciado o então Campeonato Brasileiro de Marcas, com a organização entregue a VICAR, eu aqui mesmo neste espaço cravei; “Este campeonato vem pra ser mais forte que a Stock Car” (veja nos posts antigos).  No ultimo final de semana estive no AIC e não foi para informar resultado de corrida, para fazer isto, ou escrever textos bonitinhos eu poderia fazer de casa. Nada contra, mas você que reserva uns minutinhos do seu dia para me fazer uma visita já esta mau acostumado, você quer novidade, por isso vem até aqui, pois para saber o resultado das corridas, quem foi o campeão ou o publico presente, você já esteve no “Grande Premio” no “Tazio” ou no site da Categoria.
Vamos as novidades, a organizadora do Brasileiro de Marcas, por pressão das  Montadoras e da Petrobras, que segue como parceira, esta procurando um canal de TV aberta com uma audiência um pouco maior do que a apresentada pela RedeTV nos dois primeiros anos, alem disso um canal esportivo pago que tem grande chance de ser a ESPN. Outras duas montadoras chegam, a Renault, com o Fluence e a Hiunday com o Elantra, somando às cinco deste ano, a Volkswagem continua “fazendo doce” e por incrível que pareça esta relutância já começa a refletir nas vendas do sedã Jetta, algo suave, porem a montadora Alemã sabe que não ajuda nada se acovardar perante a concorrência, pois a KIA, com a entrada da maior concorrente, a Hiunday, fatalmente ira ceder e participar. Aí deste ponto é que volto a minha tese de 2010 e faço uma pergunta bem boba para meus inteligentes leitores. Você continuaria fortalecendo um Campeonato que já anda com as próprias pernas, como a Stock Car? Ou passaria a dar prioridade à um campeonato que ira contar com o apoio de no mínimo sete Montadoras que juntas detêm mais 80% do mercado automotivo Brasileiro? Outra pergunta. Qual deles você levaria para a Rede Globo? Ou. Qual deles a Rede Globo ficaria feliz em transmitir? Já que todas as montadoras são parceiras e vinculam anúncios na emissora?
O enfraquecimento da imagem da Stock Car é um fato, o que resta saber é quando e de que forma esta transição será feita, sabemos que dois eventos no mesmo nível de grandeza seria um tiro no pé para a VICAR, pois um sempre tiraria um pouco de importância do outro, seriam concorrentes entre si. O apelo que um campeonato de marcas, mesmo os motores e câmbios sendo iguais, atrai muito mais o publico e a mídia, os donos de carros das marcas participantes, tendem a torcer pelas equipes e pilotos que usam sua marca e modelo. Um campeonato de marcas trás algo que a Stock Car nunca teve, o torcedor, diferente do espectador, do aficionado, o torcedor pode optar pela marca que quer torcer, qual o modelo com que se identifica, bem diferente da Stock Car que praticamente desde sua criação foi quase sempre monomarca, ou seja, Chevrolet, e mesmo o fato de a própria Chevrolet ter sido a primeira montadora a apoiar o Brasileiro de Marcas já mostra a visão que a montadora tem do futuro deste campeonato.
Quem duvida do que esta por vir, esta no direito de duvidar, pois é difícil imaginar que a Stock Car um dia volte a ser como era antes da VICAR, assim como duvidaram, quando ouviram falar que um dia a Stock Car seria como é hoje.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa? Parte 1: Formula 1600, Formula Inter e Formula 3.

Qualquer piloto que ingresse no Kart, com raras exceções, tem como objetivo uma carreira no automobilismo, num primeiro momento não há piloto jovem ou pai de piloto que não tenha se imaginado, ou imaginado o filho, chegando a Formula 1. Lamento dizer, mas este sonho se torna cada vez mais difícil de alcançar e por muitos motivos. Um deles é a falta de planejamento e de alternativas que devem ser pensadas já no inicio da carreira no Kart.  Pais, managers e treinadores devem ter em mente e passar isso ao piloto, que embora o sonho seja a Formula 1, existem outras categorias espalhadas pelo mundo onde se pode ser profissional e viver de automobilismo, e mesmo seguindo com o sonho de chegar ao topo, existem etapas que devem ser respeitadas ainda dentro do automobilismo nacional a fim de ganhar experiência e progredir de maneira que cada degrau seja vencido rumo ao objetivo traçado. Nesta primeira parte, vamos mostrar algumas alternativas para quem pretende seguir carreira no aut...

Formula Truck vs Copa Truck, briga no escuro.

O que é mais importante, anunciar ou executar primeiro? Opinião Regii Silva: Quem diria que 8 anos depois eu voltaria a citar a Formula Truck e a Copa Truck num mesmo texto, e desta vez, “defendendo” a primeira. Direto ao ponto: Há quase um mês atrás, no dia 18 de maio, durante a etapa da Formula Truck realizada em Cascavel, em meio a um suspense digno dos programas do João Cleber, o responsável pela organização da categoria, Gilberto Hidalgo, anunciou aquela que seria a “primeira” corrida noturna de Caminhões no Brasil, com data marcada para 25 de julho deste ano. O anuncio chamou muito a atenção da comunidade do automobilismo, principalmente pela praça escolhida, o Autódromo de Interlagos. Data marcada, local escolhido para, repito, a “primeira” corrida noturna de caminhões da história do automobilismo brasileiro. Certo? Errado. Eis que ontem dia 15 de junho, durante a transmissão da etapa de Tarumã da Copa Truck veio o comunicado, sem pompa, sem suspense, de que a próxima etap...

Formula 1: Quanto cada piloto recebeu por ponto conquistado em 2017

Prestes a iniciar a temporada 2018, com todos os assentos já ocupados, contratos milionários já assinados, é hora de vermos se em 2017 valeram a pena estas contratações. O melhor retorno que um piloto pode dar aos salários que recebem, com exceção do título, que fica apenas com um deles, são os pontos conquistados, para algumas equipes um único ponto pode significar milhões de euros. Sendo assim, vamos analisar de forma simples, que custou caro, e quem foi uma verdadeira pechincha para suas Equipes. Começando pelo piloto mais “caro” do ano e talvez da história da Formula 1, pelo menos nos anos recentes, é ele, Fernando Alonso, sim, um dos melhores pilotos em atividade porem numa infeliz McLaren equipada com motor Honda. Alonso recebeu em 2017 nada menos que €1.100.000,00 (Euros) por cada ponto conquistado no campeonato, uma vez que marcou apenas  17 pontos e recebeu um salário anual de €18.700.000,00. Com um salário exatamente igual ao do Espanhol, o Inglês Lewis H...