Quem me lê há algum tempo já conhece
minha tese, pra quem é novo por aqui eu explico, há dois anos quando foi
anunciado o então Campeonato Brasileiro de Marcas, com a organização entregue a
VICAR, eu aqui mesmo neste espaço cravei; “Este campeonato vem pra ser mais
forte que a Stock Car” (veja nos posts antigos). No ultimo final de semana estive no AIC e não
foi para informar resultado de corrida, para fazer isto, ou escrever textos
bonitinhos eu poderia fazer de casa. Nada contra, mas você que reserva uns
minutinhos do seu dia para me fazer uma visita já esta mau acostumado, você
quer novidade, por isso vem até aqui, pois para saber o resultado das corridas, quem
foi o campeão ou o publico presente, você já esteve no “Grande Premio” no
“Tazio” ou no site da Categoria.
Vamos as novidades, a organizadora do
Brasileiro de Marcas, por pressão das Montadoras e da Petrobras, que segue como
parceira, esta procurando um canal de TV aberta com uma audiência um pouco
maior do que a apresentada pela RedeTV nos dois primeiros anos, alem disso um
canal esportivo pago que tem grande chance de ser a ESPN. Outras duas
montadoras chegam, a Renault, com o Fluence e a Hiunday com o Elantra, somando às
cinco deste ano, a Volkswagem continua “fazendo doce” e por incrível que pareça
esta relutância já começa a refletir nas vendas do sedã Jetta, algo suave,
porem a montadora Alemã sabe que não ajuda nada se acovardar perante a concorrência,
pois a KIA, com a entrada da maior concorrente, a Hiunday, fatalmente ira ceder
e participar. Aí deste ponto é que volto a minha tese de 2010 e faço uma
pergunta bem boba para meus inteligentes leitores. Você continuaria
fortalecendo um Campeonato que já anda com as próprias pernas, como a Stock
Car? Ou passaria a dar prioridade à um campeonato que ira contar com o apoio de
no mínimo sete Montadoras que juntas detêm mais 80% do mercado automotivo Brasileiro?
Outra pergunta. Qual deles você levaria para a Rede Globo? Ou. Qual deles a
Rede Globo ficaria feliz em transmitir? Já que todas as montadoras são
parceiras e vinculam anúncios na emissora?
O enfraquecimento da imagem da Stock
Car é um fato, o que resta saber é quando e de que forma esta transição será feita,
sabemos que dois eventos no mesmo nível de grandeza seria um tiro no pé para a
VICAR, pois um sempre tiraria um pouco de importância do outro, seriam
concorrentes entre si. O apelo que um campeonato de marcas, mesmo os motores e câmbios
sendo iguais, atrai muito mais o publico e a mídia, os donos de carros das
marcas participantes, tendem a torcer pelas equipes e pilotos que usam sua
marca e modelo. Um campeonato de marcas trás algo que a Stock Car nunca teve, o
torcedor, diferente do espectador, do aficionado, o torcedor pode optar pela
marca que quer torcer, qual o modelo com que se identifica, bem diferente da
Stock Car que praticamente desde sua criação foi quase sempre monomarca, ou
seja, Chevrolet, e mesmo o fato de a própria Chevrolet ter sido a primeira
montadora a apoiar o Brasileiro de Marcas já mostra a visão que a montadora tem
do futuro deste campeonato.
Quem duvida do que esta por vir, esta
no direito de duvidar, pois é difícil imaginar que a Stock Car um dia volte a
ser como era antes da VICAR, assim como duvidaram, quando ouviram falar que um
dia a Stock Car seria como é hoje.
Comentários
Postar um comentário